Quadro
Quadro
Clique acima para voltar à página anterior.

Respondendo às perguntas mais frequentes

Linha

Aquecer água com energia solar : benefícios ambientais

Unidades solares de aquecimento de água são especiais. Há poucos produtos de grande consumo que tenham como, condicionante básico da concepção e fabrico, serem benéficos para o ambiente. Os benefícios para o possuidor de um sistema Solahart devem ser medidos a dois níveis : o pessoal em que têm uma poupança na conta de energia e o social pela protecção do meio ambiente pela eliminação de consumo de combustíveis fosseis que alem de terem uma reserva limitada o seu uso provoca danos ambientais.
Usar o sol para aquecer água

Aquecer água requer energia. A fonte daquela energia será o sol se você possuir um sistema Solahart de aquecimento de água .

Se você não tem um aquecedor de água solar, 100% da energia você necessidade tem que vir de alguma forma de combustível fóssil comprado, e indirectamente, você causa poluição de ar como também está a usar um recurso que é finito.


 

Quadro

Solahart : o produto amigo do ambiente mais vendido no mundo.

O Ambiente

Na Austrália, foi provado se todos os sistemas de produção de água quente fossem convertidos para energia solar daí resultaria uma redução de 20% no volume de emissões de gás de estufa para a atmosfera. Este resultado nunca foi contestado ou posto em causa .

Estudos similares , noutras partes do globo, endossaram as conclusões do estudo Australiano e ficou claro que o uso de sistemas de aproveitamento de energia solar como uns meios importantes de controlar emissões de gás de estufa. O governo Holandês identificou Solahart como o sistema com melhor performance no mercado mundial. (veja "The Big Switch", by Gavin Gilchrist) ).

O benefício ambiental está claro. Cada sistema de água quente solar pode prevenir até 4.5 toneladas de gás carbónico de entrar, anualmente, na atmosfera .
Ignorar este facto não nos parece a forma sensata de resolver o problema.

Melhorando Resultados

Excluindo os climas mais quente do globo, sistemas solares de aquecimento de água necessitam de um apoio térmico adicional. A escolha do apoio térmico adicional normalmente recaí sobre sistemas eléctricos ou a unidades a gás.
Caso se decida por um esquentador a gás recomendamos a selecção cuidada do seu esquentador Obtenha a garantia expressa que ele se adequa ao uso com sistemas solares.
È perigosa a utilização dos esquentadores tradicionais com sistemas solares de aquecimento de água.

Sem não tiver um sistema de aproveitamento de energia solar instalado , 100% da energia que precisa para aquecer água têm que vir de alguma forma de combustível fóssil causando poluição atmosférica e utilização de um recurso que é finito.


Balanço energético

Uma das dúvidas sobre os sistemas de aproveitamento de energia solar é se a "poupança de energia" chegará para "pagar" a energia que foi consumida no seu fabrico.
No caso SOLAHART a resposta é sim e, para o clima nacional, são necessários só 12/13 meses de funcionamento para que o balanço esteja estabelecido (tendo por base um Solahart BCXII e o consumo de água quente de uma família de 4 pessoas).

É necessário realçar que a energia gasta no fabrico de um esquentador, cilindro a gás ou electricidade nunca será recuperada.


Comparando A Eficiência De Aquecedores de Água

Para um consumo de 200 litros(60ºC) por dia e para as regiões sul de Portugal (usando condições climáticas típicas), é possível calcular o " coeficiente de desempenho " (a quantia de contribuição de energia comparada com a energia gasta no fabrico do equipamento) para uma gama de aparelhos de aquecimento de água que usam combustíveis fosseis e dois produtos de Solahart.

Os resultados são deveras expressivos. Os produtos de Solahart têm um benefício ambiental continuando e eficaz. Aquecedores de água tradicionais, independentemente da eficiência, têm um custo ambiental ao longo da vida útil do aparelho.

Quadro

Comparação da produção de energia com a energia gasta no fabrico de equipamento (todos os aparelhos com valores abaixo da linha 100% são um "custo" para o ambiente.)


Linha


Rua das Lagoas,   Campo Raso
2710-142 Sintra - Portugal
Tel. (351)  21  924  3741 - Fax (351)  21  924  3751
Email:   solar@digal.pt