Quadro
Quadro
Clique acima para voltar à página anterior.

Respondendo às perguntas mais frequentes

Linha

Dentro do tanque Solahart

O interior dos tanques de água são raramente vistos. Como muitos produtos de grande consumo, assumimos que o produto que estamos a comprar é, para um determinado nível de preço, o melhor mesmo que os nossos padrões de comparação nem sempre tenham uma base muito sólida. Assim é recomendável que ao adquirir um produto verifique quais são os certificados / selos de qualidade que foram atribuídos. Resultado dos estritos e consistentes controles industriais e de qualidade, os produtos Solahart, são os equipamentos de aproveitamento solar com mais certificados de garantia, durabilidade e eficiência. O consumidor pode assim esperar dos produtos Solahart uma longa vida e com níveis de manutenção baixíssimos.
O fluxo de água no tanque

Ao abrir uma torneira de água quente, automaticamente, o sistema Solahart admite para dentro do tanque uma quantidade igual de água fria. Na entrada de água fria o Solahart possui um dispositivo que regula a forma como a água dá entrada no tanque de forma a não causar turbulência e portanto mistura da agua quente que já se encontra no tanque. Desta forma a entrada no tanque faz-se de uma forma laminar e a água fria mantêm-se no fundo do tanque a "aguardar" a sua vez de ser aquecida.

Outra característica dos tanques Solahart é a forma como a água quente sai do reservatório . O tubo de recolha está colocado no ponto mais alto do tanque e a sua forma e tamanho regulam e controlam a saída da água quente, reforçando o efeito laminar obtido na entrada de água fria.


Isolamento térmico do tanque

O isolamento térmico do reservatório não é cilíndrico. Este é outro exemplo de forma de aliar design e eficácia com vantagens para o consumidor.

Em condições normais a água quente sobe e a fria deposita-se no fundo do reservatório. A este fenómeno chama-se estratificação e é a razão por que o isolamento nos tanques Solahart não é cilíndrica: temos mais isolamento no topo do deposito ( onde é mais precisa ) e menos no fundo.

Outra característica da aplicação de design industrial com eficácia energética : os tanques Solahart nunca são instalados na horizontal. Este facto é aproveitado para colocar o tubo de saída numa posição que garanta a saída de água quente do topo do deposito, mesmo quando instalado em telhados.

O isolamento térmico é em poliuretano de alta densidade ( sem CFC (carbono de clorofluoro)). O isolamento térmico é injectado a alta pressão para garantir que todo o espaço entre o tanque e a capa exterior é ocupado. (Ver também pergunta 005 descreve a construção do tanque)


Apoio energético

Os sistemas Solahart já trazem incorporados de raiz uma resistência eléctrica que actua em dias de baixa radiação solar ou quando, devido a consumos elevados, o tanque encontra-se sem água quente.

Recomendamos que a resistência eléctrica esteja controlado por um relógio, que programado com as horas de funcionamento da resistência.

Quadro

Solahart : o sistema de aproveitamento de energia solar mais vendido no mundo.

Quadro

Solahart usa poliuretano sem CFC

Caso use um esquentador, a gás, em apoio ao seu sistema Solahart certifique-se que o esquentador está aprovado para ser usado nessa função. Estes esquentadores são especiais. È perigoso o uso de esquentadores tradicionais com sistemas solares

..
Os sistemas Solahart podem também ser ligados a esquentadores e caldeiras a gás. È importante realçar o facto de ser absolutamente necessário que o esquentador seja o recomendado para trabalhar com sistemas solares. È perigoso ligar os esquentadores tradicionais a sistemas solares (Ver também resposta nº 007)
Quadro
Corte de um tanque Solahart, com camisa permutadora, onde se podem ver os componentes de regulação de entrada de água fria e de controlo da saída de água quente.
Quadro
Corte transversal do tanque Solahart, mostrando a colocação ,não simétrica, do isolamento de alta densidade.


Linha


Rua das Lagoas,   Campo Raso
2710-142 Sintra - Portugal
Tel. (351)  21  924  3741 - Fax (351)  21  924  3751
Email:   solar@digal.pt