Quadro
Quadro
Clique acima para voltar à página anterior.

Respondendo às perguntas mais frequentes

Linha

Porquê o esmalte cerâmico?

A tecnologia da Solahart evoluiu durante muitas décadas. Durante sua longa história industrial avaliou, testou e usou muitos e variados materiais e técnicas no fabrico de tanques de armazenagem de água, mas todos eles foram considerados inferiores aos de revestimento cerâmicos, por isso canalizou avultados investimentos para esta tecnologia anti corrosão. A grande maioria dos tanques de armazenagem de água quente para consumo, a nível mundial, utilizam protecção cerâmica. A protecção cerâmica da Solahart foi experimentado aprovado e está em uso em quase todas as regiões do globo com as mais variadas condições de uso e níveis de agressividade de água. Só Solahart pode fazer esta reivindicação justificadamente.

Ao longo do seu longo historial em desenvolvimento e investigação a Solahart sempre utilizou materiais e técnicas de fabrico que resultassem em produtos eficientes e duráveis, em qualquer continente.

Quadro
Sistemas Solahart instalados em blocos de apartamentos nos EUA (Ilhas Virgem, Caraíbas).
A dureza do aço e a resistência da cerâmica

O tanque de armazenagem de água da Solahart agrega a dureza do aço com a resistência, da cerâmica, ao ataque químico. Em virtude da dupla camada cerâmica e da técnica de deposição o tanque SOLAHART diferencia-se dos demais tanques de armazenagem de água quente pela sua durabilidade.

O duplo revestimento cerâmico dos tanques de Solahart são aplicadas em dois estágios do fabrico assegurando assim uma integridade e impermeabilidade das camadas que quase se poderia considerar que os tanques Solahart são na realidade "dois" tanques: um externo em aço e outro interno em cerâmica.

As duas camadas de esmalte cerâmico são "cozidas" em fornos a temperaturas superiores a mais de 800º C, e como o esmalte demora mais tempo a arrefecer que o metal, a aderência do metal ao esmalte é acentuada e doará o conjunto aço/esmalte com todas as características físicas e mecânicas para resistir ás duras condições de funcionamento.

A composição química do esmalte "Primaglaze" foi especificamente desenvolvida para assegurar a resistência do tanque tanto a altas temperaturas como a elevados níveis de cloro na água.

As centenas de milhares de tanques Solahart instalados nas mais variadas condições de utilização são a prova que todo o esforço de investigação e desenvolvimento resultou num produto eficaz e durável.

(Ver também pergunta 008)

Quadro
O tanque Solahart dentro do forno durante o processo de "cozedura" da camada de esmalte
Aço inox e cobre: porquê não os usamos no fabrico dos tanques

A expressão " inoxidável " ou "sem ferrugem" tem suas origens em utensílios de cozinha. O facto que facas e caçarolas não mancharem é frequentemente entendido como prova de resistência á corrosão. Isto não é confirmado na pratica.

Quando aço inox é entra em contacto com água, um filme muito fino de óxido é formado na superfície. Este filme é a única protecção que o aço sempre terá. Não pode oferecer o mesmo nível de protecção de uma camada cerâmica e pode ser pouco efectiva com certas qualidades de água.

Corrosão pode acontecer quando defeitos muito pequenos aumentam com o passar do tempo ou com ciclos constantes de aquecimento e arrefecimento, como é o caso nos tanques de armazenagem de água quente.

Cobre não é preferido porque também em condições de normais de pressão de rede e de temperatura apresenta fraquezas de rigidez e têm uma baixa resistência ao cloro.

As fases de corrosão:

1.Inicio do processo; formação de covas

2. Velocidade auto-catalitica aumenta com o aumento da concentração e agressividade da solução;

3. Ruptura para o exterior com o rompimento da camada de superfície.

Quadro
Protecção externa

Os sistemas Solahart estão protegidos da intempérie e radiação UV por uma cobertura de alumínio e com acabamentos em poli-propileno. Décadas de fabrico e instalação provaram que a protecção externa é durável, mesmo em áreas litorais.

Quadro

O modelo BCXII da Solahart - 12 Anos de garantia

Quadro
Quadro

Rigoroso controlo de qualidade asseguram que os produtos Solahart resistem ao teste de tempo.

Tecnologia Industrial finamente Afinada

A gama de produtos Solahart evoluiu ao longo de mais de quarenta anos, e como qualquer indústria progressiva, a companhia pesquisa constantemente formas de melhorar o produto. Ao longo destes quarenta anos, Solahart pode fazer a reivindicação de ser uma empresa inovadora e a empresa que mais elevou os padrões de produto e industriais. Esta filosofia continua bem presente com o novo modelo BCXII, apresentado em 1999.


Linha


Rua das Lagoas,   Campo Raso
2710-142 Sintra - Portugal
Tel. (351)  21  924  3741 - Fax (351)  21  924  3751
Email:   solar@digal.pt