Quadro
Quadro
Clique acima para voltar à página anterior.

Respondendo às perguntas mais frequentes

Linha
Painéis solares Solahart: eficiência comprovada
A estratégia dos engenheiros e técnicos da Solahart é o melhoramento constantemente da eficácia da conversão de energia solar em água quente. Perto de um século após o inicio de utilização de painéis solares as melhorias em desempenho, tanto na esfera económica como na ambiental , provêm da incorporação de tecnologias sofisticadas, técnicas de engenharia mais evoluídas, aplicação mais eficaz dos princípios físicos e ópticos mais relevantes e, por ultimo, uma acertada escolha de materiais.
Uma concepção simples e eficaz

Com o aumento da utilização de painéis solares a eficácia de converter energia solar em água quente melhorou consideravelmente. Os tradicionais painéis tradicionais eram constituídos por uma grelha de tubos de cobre interligados com placas de alumínio. Solahart ainda produz este tipo de painel designado "Serie L".

A água é aquecida nos tubos de cobre, tendo o calor absorvido nas placas de alumínio convergir, horizontalmente, para os tubos de cobre. Solahart ainda fazem este tipo de painel porque eles trabalham bem em climas mais quentes, mas como a quantia de energia solar diminui em climas mais frescos, é necessário um painel mais eficiente. Painéis tubo de cobre/alumínio são também utilizados locais de risco de congelamento.

Quadro
Painel tubo de cobre/alumínio
Quadro
O colector multi-fluxo da Solahart
A melhoria de eficiência, os engenheiros da SOLAHART desenvolveram painel solar inovador. Neste novo tipo de colector o aumento da eficiência resulta da maior área de contacto entre o fluido e a área do painel exposta á energia solar. Conhecido como o painéis séries multiflow " J " e " K ", são usados em sistemas de circuito fechado (Ver resposta Ref. Arquivo 001).


Os painéis multiflow da SOLAHART são constituídos por 35 canais de circulação de fluido (os painéis tradicionais normalmente só têm normalmente 6 a 8 tubos). A forma em losângulo dos canais têm uma vantagem dupla; a primeira é o aumento da área exposta ao sol e a segunda é o aumento da área de contacto do fluido com a chapa absorvedora. Destas duas vantagens resulta uma dos mais eficientes painel solar disponível no mercado

" Como evoluir do painel solar, a eficiência de converter energia solar em água quente aumentou. Solahart lidera as inovações tecnológicas do sector , e tem um painel solar apropriado para cada aplicação..
Tecnologia de Absorber mais inteligente

Qualquer objecto, de cor preta, exposta ao sol aquece. Calor foi absorvido, e este simples fenómeno é utilizado nos painéis solares para aquecer a água. O facto que o material que contêm o fluido estar também quente significa que nem todo o calor foi convertido em água quente e que houve, portanto, desperdício.

Os painéis Solahart podem ter dois tipos de tratamento da área absorvedora exposta ao sol: ou poliéster negro de alta temperatura ou crómio negro (Chromonyx). A escolha do tipo de painel Solahart a utilizar depende da zona geográfica onde vai ser instalado e o tipo de utilização a que se destina

Algumas perdas podem ser minimizadas como por exemplo as perdas resultantes da reflecção na superfície absorvedora são atenuadas pelo uso das chamadas "superfícies selectivas", como o crómio negro (Chromonyx) utilizado nos painéis Serie K da Solahart . Visualmente é muito difícil distinguir entre um painel selectivo e um com tratamento em poliéster preto, mas as superfícies de crómio preto são mais eficientes porque menos energia está a ser desperdiçada por reflecção.

Mais eficiências são alcançadas por adequado isolamento térmico na zona lateral e no fundo do painel solar .

Quadro

Comparação das perdas por reflecção num painel selectivo (parte superior da fotografia) e tradicional (parte inferior)

O Crómio preto de Solahart

Solahart usa dois processos de electroplating. No primeiro processo é colocada, na chapa absorvedora do painel, a camada de níquel. No segundo processo é colocada a camada (selectiva) final de crómio negro. Este processo de colocação da camada selectiva é mais fiável e durável que os processos de fabrico baseados na colagem da superfície selectiva

Quadro

A concepção do absorber multiflow, exclusivo de Solahart, comparada com o tradicional painel cobre / alumínio.

Quadro
Solahart usa processos completamente automatizados na produção dos painéis.

O banho de deposição do Cromo Preto ,pelo processo de electroplating "

Quadro


Linha


Rua das Lagoas,   Campo Raso
2710-142 Sintra - Portugal
Tel. (351)  21  924  3741 - Fax (351)  21  924  3751
Email:   solar@digal.pt